Correio Popular Notícia




PRÊMIO MP
Correio Popular vence ?Grande Prêmio? MPRO de Jornalismo

Data da notícia: 2016-11-29 11:12:46
Foto: Assessoria/MP/Divulgação
O jornalista Jairo Ardull foi o autor da matéria que teve a maior nota

O Jornal Correio Popular foi o vencedor na categoria ?Grande Prêmio? do 6º Prêmio do Ministério Público de Rondônia de Jornalismo destinado ao trabalho que atingiu a maior nota entre todas as categorias participantes do concurso. A solenidade de entrega foi realizada na última sexta-feira (25) na sede da instituição em Porto Velho.
Foram 21 trabalhos inscritos nas categorias de jornalismo Online, jornalismo Impresso e Telejornalismo. A maior nota foi dada à matéria ?MPE garante água e luz a moradores do Jardim Nova Flórida? publicada em outubro de 2016 pelo CP de autoria do jornalista Jairo Ardull.
?Pessoalmente, estou muito orgulhoso de ter o reconhecimento do Ministério Público de Rondônia. Mas o jornalismo sempre foi e será um trabalho de equipe. E trazer para o conhecimento público a atuação do MP no bairro Jardim Nova Flórida mostrou que fomos um jornal, verdadeiramente, a serviço da comunidade?, admitiu Jairo Ardull.
De acordo com o jornalista, o trabalho vencedor se reporta à atuação do MPRO para garantir luz e água aos moradores do bairro. ?Porém, antes de as pessoas exigirem seus direitos, havia a necessidade delas também se conscientizarem que tinham deveres que também precisavam ser cumpridos?, avaliou.
A área onde está o Jardim Nova Flórida (2º Distrito) foi invadida em 2006. Deste ano em diante, moradores realizavam ligações clandestinas de energia, os populares ?gatos?, por não poder contar com serviço em função de casas ainda estarem em uma propriedade particular. Em 2014, um morador morreu eletrocutado, justamente no Dia dos Pais, quando fazia uma dessas ligações.
?Esta tragédia trouxe indignação, mas também uma nova consciência aos moradores sobre direitos e deveres. Se a justiça tivesse que ser cumprida, deveria haver a reintegração de posse ao dono da área. E o que fez MP? Sensibilizou os invasores que para adquirissem área?, esclareceu Ardull.
A partir da negociação com o antigo dono da área, argumenta Ardull, houve reuniões orientadas pelo MPRO pelo promotor de Justiça, Pedro Wagner Almeida Prado Junior, com representantes da Câmara de Vereadores, Prefeitura de Ji-Paraná, Eletrobras e Caerd. ?E dois anos após a morte de morador, houve regularização dos serviços de água e luz?.
?A atuação do Ministério Público [estadual] foi preponderante para que a questão fosse resolvida?, assegura o vereador Edvaldo Gomes (PSB), que se reuniu moradores e representantes das concessionárias. Gomes é convicto ao afirmar que a instituição trabalhou pelo interesse social. ?Quando há falha na esfera administrativa, entra o poder de justiça do Ministério Público?.
Na categoria Jornalismo Online, o vencedor foi Vinícius Canova, do site Rondoniadinâmica, com sede em Porto Velho, com a série de reportagens ?A Improbidade administrativa e seus danos?. No Jornalismo Impresso, a vitoriosa foi Laila Moraes, repórter, em Porto Velho, do Jornal Diário da Amazônia, com o Caderno Especial ?A Saga Dourada?, que tratou da garimpagem no rio Madeira sob vários aspectos.
O prêmio na categoria Telejornalismo foi concedido aos repórteres Luiz Martins, Débora Solange Gil Souza, da Rede Amazônica em Ariquemes, com a série de reportagens ?Mapa da Violência?, que relatou a escalada das estatísticas da criminalidade na região do Vale do Jamari.
?A imprensa é uma grande mediadora entre o MP e a população. A premiação de hoje é uma valorização ao profissional dessa categoria e uma retribuição ao trabalho que os senhores fazem em prol da sociedade?, observou o procurador-geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, na abertura da solenidade de premiação.
?Sabemos que muitos profissionais no interior de Rondônia trabalham com estruturas acanhadas, sem grandes recursos, para levar informação à população. Por isso, esta premiação tem um significado especial. Mas independentemente do local onde atuam, todos os participantes estão de parabéns?, afirmou a coordenadora da Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Rondônia, jornalista Maria Fábia Moraes de Assumpção.
O 6º Prêmio MP/RO de Jornalismo teve a Comissão Julgadora composta por membros do Ministério Público e profissionais com experiência no jornalismo diário e em assessorias de comunicação.
Pelo MP/RO, integraram a comissão, os Promotores de Justiça Eiko Vieira Araki; Marcos Giovane ártico; Marlúcia Chianca de Morais e Victor Ramalho Monfredinho. Pela imprensa, compuseram o comitê os jornalistas Eliane Aquino, do Estado de Alagoas; Socorro Camelo, do estado do Acre; Marcos Paulo Batista, do estado do Rio de Janeiro; e André Santos César e Cristina Fernandes, ambos atuando no estado de São Paulo.

Fonte: Da Redação






Noticia vista 1115 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.